segunda-feira, 18 de maio de 2015

O que Carlos [Sena Passos] me disse nos últimos dias - I

De uns tempos para cá a arte para mim se tornou um grande segredo que, como tal, morria todo dia dentro de mim..,,,talvez por isso venha relutando há algum tempo, de construir qualquer objeto artístico, inclusive fiz uma faxina aqui em casa de forma a eliminar todo e qualquer vestígio de arte, embora tenha jogado fora coisas que eu não poderia ter descartado, minha história, o meu processo de registro de mim e arredores de mim. Em branco, vi-me restrito a outros códigos das relações materiais sociais que não a espiritualidade transportação quando repentinamente recebo, via whatsApp, a seguinte mensagem de Edilson Alves Fiterman, spin amigo íntimo: Morreu o professor de artes da ufg Carlos Sena Passos. Deixou o companheiro Divino Sobral. Vc foi aluno dele?


Sim, lamento ter-me afastado do mundo da arte, dias atrás a artista Mariana Marcassa me perguntou na minha timeline pq sumi. Respondi-lhe que era misantropia da minha parte ou troca do bando pelo banzo, não sei...não sei o motivo do afastamento, pode ter sido misantropia mesmo,,numa revelação vi Bispo do Rosario transformado em sua identidade ou rosto civil: coisa ordinária, talvez por não ter espaço no sistema atual do circuito, talvez por ver a inutilidade da arte neste sistema, talvez por falta de grana, talvez por ter optado por ser invisível, não sei..,,..ou será que foi por ter fobia ao próprio aniversário ou seja por entender que neste 7 de janeiro as pessoas devessem ter-me parabenizado por ter completado 280 mensários e não 56 anos de idade.,,..enfim, as coisas não se encaixam.

Fora do circuito, o meu trânsito se restringiu aos períodos de dormencia e foi nesta condição que tive os últimos contatos com Carlos Sena Passos.

Visão, o primeiro momento: dormindo vi-me num auditório em que Carlos Sena Passos leu um texto de caráter transportante sobre João do Ovo, um sujeito que vivia a furar ovos. Era um texto de umas tres, o qual fora lido por Sena, o qual fazia parte da mesa. Vendo a história percebi que eu mesmo não estava fazendo aquilo k seja me registrando a ponto de virar livro.

 Carlos [ Sena ] havia transformado aquilo num livro físico: um objeto  material palpável ou notável servindo a transportação. [ a com crase rsss..,,é que a falta de alguns sinais de pontuação se deve ao fato de que estou sem teclado físico..,estou usando o virtual o que me obriga a usar o cursor para escrever clicar letra por letra,,..logo eu q gosto de escrever velox]

Forma, o segundo momento: engraçado, por ter achado tão sem sentido ou banal essa fábula do João do Ovo, havia dado o assunto em branco ou encerrado. Ocorre que por causa da morte para mim abrupta do Sena, resolvi procurar saber que coisa é essa desse spin fura-ovos. Não é que o sujeito existe? Pesquise como João Fura-Ovo e achei isso para poder tornar visível ou compreensível essa história do joão fura-ovo:

 A arte de furar ovos, por Fernanda Zaffari

O esloveno Franc Grom usa cascas de ovos para criar arte. E não pense que é da maneira mais convencional, pintando os ovos. O artista faz um trabalho incrível de furá-los.
Munido de uma broca e uma furadeira de dimensões quase microscópicas, o designer fura a casca de ovo, criando desenhos de diversas formas, como renda, borboletas, dragões e grafismos variados. E dá trabalho. Dependendo da arte criada, Grom chega a passar uma temporada de vários meses em um único ovo, fazendo milhares de furos, em média três mil em cada um. Mas o resultado compensa, dá uma olhada nas fotos:



http://wp.clicrbs.com.br/fernandazaffari/2011/08/a-arte-de-furar-ovos-por-franc-grom/?topo=13,1,1,,18,13&status=encerrado


Conhecimento, o terceiro momento: chegamos a terceira e última parte, o agora sei..,,se bem que há um código extra que é a destruição ou bode: criação e destruição..,,..kgtcsssjts\slh  yf

Furar letra por letra.,..ao gravar um video para mostrar o agora sei ou seja o processo de clicar furar cada letra..,como faço neste teclado virtual,,letra ou ovo, tanto faz....,,... 



PS: acho que Carlos[Sena] iria gostar de saber dessa arte história processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário